trabalho sociologia
RESUMO: O sistema capitalista visa a maior obtenção de lucros para as empresas, aumento de produção e desenvolvimento, para um maior desenvolvimento e aumento de lucro o homem após o aumento de tecnologias, ou seja, após o mundo globalizado vem substituindo a mão-de-obra por máquinas um dos fatores responsáveis pelo aumento do desemprego. Ademais, o emprego representa para as empresas um fator negativo, de alto preço, inutilizável, nocivo ao lucro. Diante ao exposto fica bastante notável o aumento das desigualdades e exclusão social.
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento tecnológico, industrial tem acarretado inúmeros aspectos negativos para a sociedade, e dentre eles, o notável aumento do desemprego. No mundo globalizado a substituição da mão-de-obra pelas máquinas e pelo elevado desenvolvimento da informatização tem gerado um aumento muito significante do desemprego e da exclusão social, pois uma minoria da humanidade detém poderes, propriedades e privilégios enquanto uma maioria vive em situações que ferem a sua própria dignidade humana, passam os seus dias na miséria, sem teto e sem alimento. Portanto o desemprego gera atividades anexas aos empregados na busca de tentar saciar suas necessidades, bem como: vendas de drogas, pedir esmola, enfim o aumento da criminalidade.
A classe detentora do poder econômico prioriza sempre os seus lucros, portanto a preservação das suas riquezas deve existir a qualquer preço, sendo assim, percebe-se que a efetividade dos princípios constitucionais e principalmente a igualdade das pessoas estão longe da realidade apresentada pelo mundo globalizado. O domínio econômico na sociedade cresce em níveis bastante consideráveis, pois as empresas econômicas hoje dominam instituições políticas e governamentais, como cita Viviane Forrester na sua obra intitulada como o Horror econômico: “As redes econômicas, dominam cada vez mais os poderes estatais; muito longe de ser controladas por eles”. Pág.