Trabalho sobre o Parque Industrial de Arapongas - PR
APL significa arranjo produtivo local, e são caracterizados pela concentração de empresas de um mesmo segmento ou de atividades complementares que mantêm algum tipo de cooperação.
Atuando de forma cooperada, as empresas podem ganhar escala, reduzir custos, compartilhar processos tecnológicos inovadores, mas embora sejam concorrentes no mercado, essas empresas se unem para cooperar entre si em algumas ações, com isso acabam ganhado força e competitividade. As vantagens de um APL é a troca de informações entre as próprias empresas com as entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa que visa alcançar um novo cenário de estratégia de crescimento e desenvolvimento. Todo esse processo de cooperação que há dentro de um APL, cria uma “eficiência coletiva” que só é possível com essas aglomerações das empresas, que possibilitam ganhos de eficiência que as empresas sozinhas não conseguem atingir.
A CONCENTRAÇÃO ESPACIAL DAS INDÚSTRIAS – ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.
A concentração espacial das indústrias ocorrem porque elas procuram se instalar nas áreas que oferecem a maior quantidade ou a melhor combinação possível de fatores necessários à produção (fontes de energia, mão-de-obra, transporte, capitais, mercado consumidor, incentivos fiscais, etc). A concentração espacial das indústrias se dá porque as empresas querem obter o menor custo possível de produção para ter o máximo de lucros possíveis.
Essa concentração espacial traz consigo sempre uma característica marcante, a mudança, seja ela qual for, positiva ou negativa. As mudanças ocorrem no espaço geográfico, na cultura, política e a principal delas, na economia.
Aspectos positivos: As próprias indústrias dependendo do lugar implantado, ganham incentivos fiscais, buscam menores custos com mão-de-obra, lugares com fácil escoamento da produção, proximidade das matérias-primas, redução de gastos com transportes.
Onde há a instalação de indústrias surgem centros de formações de