Trabalho Sobre O Mercantilismo
O sistema econômico chamado de mercantilismo deu-se início na Europa entre o século XV e o final do século XVIII onde a Europa passou por mudanças. Pois o mundo medieval havia sofrido grandes transformações e assim sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. Dando início à fundação ou criação das grandes navegações que foram fundamentais para modificar as noções de mundo dos povos europeus, que por esse motivo, passaram a usufruir o máximo dos recursos dispostos na época. E por esse motivo a economia recebeu novas características, que possibilitou a inicializar o comércio com o Oriente e fazer com que ocorresse um aumento no volume das trocas de mercadorias nas regiões europeias.
Isso fez com que a economia recebesse características novas, como o objetivo de enriquecimento do Estados Nacionais Modernos.
A originalidade desta prática econômica se estabeleceu na Europa, pelos motivos da mesma estar passando por uma grande escassez de metais preciosos como: ouro e prata. Faltava dinheiro para atender às demandas do comércio. Nesse período havia-se muita crença de que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que se tinha acumulado. E por sinal, o principal objetivo dos portugueses e espanhóis terem vindo ao continente americano no século XVI, era descobrir novas fontes de ouro e prata. Mas no entanto, aconteceu na América que nem sempre era possível se achar fontes diretas de metais preciosos para abastecimento dos cofres dos Estados europeus. Então, a saída, foi fazer com que se acumulasse ouro e prata através do comércio, onde recebeu-se uma série de características para atender a essa necessidade.
Durante aproximadamente três séculos foi a principal prática econômica adotada pelos países europeus.
Definição e Objetivos
Foi o principal plano econômico utilizado na Idade Moderna, marcado sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Pois o