Mercantilismo
Mercantilismo
Disciplina: História
25 de Novembro de 2013
Indice
Introduçao……………………………………………………… 1
Mercantilismo………………………………………………… 2
Princípios mercantilistas………………………………… 3
Mercantilismo em França……………………………… 4
Mercantilismo em Inglaterra……………………………5
Mercantilismo em Portugal…………………….………. 6
Mercantilismo em Portugal: Continuaçao ……… 7
Conclusão……………………………………………………….. 8
Bibliografia ………………………………………………………9
Introdução
O tema deste trabalho é o Mercantilismo, havia um leque de opções e este pareceu para mim o mais interessante e um tema que tinha varias coisas para dizer.
Para fazer este trabalho usei a pesquisa na internet, o manual do 11ºano de Historia A e também o recurso aos apontamentos fornecidos pela professora.
Irei explicar o que é o Mercantilismo, quais são as teorias mercantilistas e falar do mercantilismo em 3 paises diferentes (França, Inglaterra e Portugal)
1
Mercantilismo
O mercantilismo é uma teoria económica desenvolvida na Europa, na Idade Moderna entre o seculos XVI e XVIII.
O mercantilismo originou medidas económicas diversas de estado para estado. Este caracterizou-se por uma forte intervenção do estado na economia. O objetivo dessa intervenção era o aumento da riqueza nacional que era identificada com a quantidade de metais preciosos acumulada pelo pais.
O mercantilismo assume dois modelos principais: A balança comercial positiva e o protecionismo.
As politicas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação dependida da quantidade de metais preciosos que tivesse acumulado, acreditando que estas quantidades iriam aumentar se a exportação aumentasse e houvesse restrições nas importações criando assim uma balança comercial positiva.
O estado desempenha um papel ativo na economia, este implanta industrias protegidas pelos aumentos dos direitos alfandegários sobre as importações , controlando assim os consumos internos