Trabalho sobre o esqueleto humano
01. Anelídeos, platelmintos e asquelmintos não possuem esqueleto. Nos artrópodos (exemplo: formiga) ele é externo e denominado exoesqueleto. Alguns animais apresentam esqueleto interno, ou seja, endoesqueleto. Pergunta-se:
Quais são os filos de animais que apresentam esqueleto interno? Dê exemplos 02. Leia as alternativas abaixo e assinale a FALSA:
a) Na poliomielite o vírus lesa a medula espinhal;
b) O Césio-137 pode lesa a medula óssea, ocasionando leucemia, ou seja, câncer de sangue;
c) A medula espinhal é constituída por tecido nervoso;
d) Hematopoese é a produção de células sangüíneas e ocorre na medula óssea vermelha;
e) Uma fratura na coluna vertebral pode ocasionar tetraplegia (paralisia dos quatro membros) porque no seu interior há a medula óssea. 03. Medula é a denominação da região mais interna de um determinado órgão. A medula óssea localiza-se no interior dos ossos. A medula espinhal ou raquidiana é um componente do sistema nervoso central e localiza-se no interior da coluna vertebral. Pergunta-se:
Qual a diferença fisiológica entre as medulas óssea e espinhal? 04. Ouriço-do-mar, estrela-do-mar, lírio-do-mar, bolacha-de-praia são invertebrados pertencentes ao filo dos equinodermas.
Pergunta-se:
Esses animais possuem esqueleto interno ou externo? Justifique sua resposta. 05. As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.
Pergunta-se:
Qual é a natureza química da espongina? 06. Cite três filos de animais que possuem exoesqueleto. 07. Assinale a alternativa que representa, corretamente, o crescimento de um artrópode.
08. (FUVEST) Em acidente em que há suspeita do comprometimento da coluna vertebral, a vítima deve ser cuidadosamente transportada ao hospital, em posição deitada e, de preferência,