sistema esqueletio
O objetivo deste trabalho é esclarecer como funciona o esqueleto humano. Responder questionamentos simples como: quantos ossos o corpo humano possuí? Quais suas funções? Como estão divididos?
Introdução: O esqueleto humano tem como principal função proteger os órgãos vitais do nosso corpo e dar sustentação ao mesmo, bem como mobilidade. O esqueleto na fase adulta geralmente é formado por 206 ossos, que variam de formatos e tamanhos. O maior osso humano é o fêmur, que fica na coxa, e o menor é o estribo localizado dentro do ouvido médio.
Existem variações entre o esqueleto adulto e de um recém-nascido, bem como o feminino e masculino, mas de modo geral o esqueleto tem como principais funções locomoção, proteção dos órgãos vitais e sustentação.
Sistema esquelético:
Na fase adulta o corpo humano é formado por 206 ossos. O maior deles é o fêmur, localizado na coxa, e o menor é o estribo, que fica dentro do ouvido médio. Um recém-nascido tem 270. Essa diferença ocorre porque os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, chamados fontanelas ou moleiras. Isso acontece para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal no momento do parto e crescimento do encéfalo. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do útero da mãe.
Tipos de esqueleto:
Antes de aprofundar mais sobre o tema, é preciso entender que há três tipos principais de esqueletos nos seres vivos e precisamos entender e, qual delas o esqueleto humano se encaixa. Endoesqueleto ou esqueleto interno - presente, por exemplo, em vertebrados, como peixes, gatos e humanos e peixes mero. Exemplo: esqueleto humano. Os esqueletos internos são formados por ossos, sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e,em menor proporção, por outros tipos de tecidos .