Trabalho sobre o Banco de Sangue
Primeiramente o doador comparece ao Banco de Sangue fazendo um cadastro inicial. Após este cadastro o doador aguarda para ser chamado para fazer uma triagem, para ver se ele esta apto para realizar a doação. A segunda etapa é uma entrevista, aonde são feitas perguntas variadas, em relação a saúde do doador, se tem alguma doença, se faz algum tratamento médico e sobre comportamentos sexuais, dentre outras... Passando esta fase, caso ele esteja apto para doação ele vai diretamente para a doação de sangue na sala de coleta.
Após ser coletado, o sangue passa por vários processos. Primeiramente é verificado a tipagem sanguínea , após isso os anticorpos, a fenotipagem do sistema RH e fenotipagem de outros sistemas também, testes sorológicos para verificar possíveis doenças transmissíveis pelo sangue, etc...
Funções do Biomédico no Banco de Sangue:
Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-tranfusionais.
Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.
Assumir o assessoramento e executar atividades relacionadas ao processamento semi-industrial e industrial do sangue, hemoderivados e correlatos, estando capacitado para assumir chefias técnicas e assessorias destas atividades.
Processar sangue e derivados, realizar sorologia, realizar exames pré-transfusionais, assumir chefias técnicas, ser diretor do banco de sangue. É vedado realizar transfusão (verificar exceções).
Caso necessário, podemos fazer as entrevistas de seleção.
Observações Interessantes:
Conseguimos salvar até 3 vidas com cada doação de sangue.
Cada pessoa doa aproximadamente 450ml de sangue.
Homens podem doar sangue novamente após 60 dias da doação e mulheres 90 dias.
A Doação demora entre 30min. á 1h, dependendo da pessoa.
São 3 componentes dentro do Sangue, Plaquetas: duram 5 dias; Plasma: Dura 1 ano e Hemácias: Duram 42 dias.