Trabalho sobre o 3D
Atividade experimental de física
IMAGEM 3-D
Relatório
O nosso experimento tem por objetivo esclarecer os conceitos de formação de uma imagem 3-D a partir da construção de um estereoscópio simples.
Para construir o estereoscópio simples, usamos dois espelhos planos 4x4cm, dois espelhos também planos 8x8cm, caixa de camisa para suporte e duas imagens, com diferença de 6 cm de foco.
Como ocorre o efeito tridimensional?
O efeito da imagem tridimensional está relacionado ao estudo de óptica geométrica. Por exemplo, ao construir o estereoscópio, dependemos da reflexão dos dois pares de espelhos planos pra formarmos a imagem. Uma formação de imagem é caracterizada pela capacidade de alguns sistemas de focalizar (concentrar), em uma dada região do espaço a luz provenientes de uma fonte puntual. Toda imagem 3D utiliza uma técnica para “enganar” o cérebro e fazer com que percebamos profundidade em imagens bidimensionais. Somos capazes de enxergar o mundo em 3D porque, basicamente, temos dois olhos. Como eles estão a alguns centímetros de distância um do outro, nosso cérebro capta as imagens projetadas nas retinas e "funde" em uma imagem única, com a sensação de três dimensões.
Passos para obter uma imagem 3D:
Primeiramente, tiramos duas fotos de um determinado local. Uma em um ângulo inicial e a outra -sem inclinar para frente, para cima ou para baixo- afastamos a câmera fotográfica em 6 cm para a direita. Em seguida, com a caixa de camisa, situamos os dois espelhos 4x4cm, inclinados opostamente entre si, bem ao centro com uma distância de aproximadamente de 6 cm de foco entre eles.
Com uma distância diagonal de 10cm, colocamos os espelhos maiores para que esses refletem até as imagens obtidas, que estarão posicionadas ao lado oposto dos espelhos, uma ao lado da outra.
Terminado esse experimento prático, conseguimos ver perfeitamente a imagem 3D através dos espelhos menores, sendo que