Trabalho Sobre A Teoria Das Rela Oes Humanas
‘‘Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.’’
Charles Chaplin
Como consequência das conclusões obtidas numa experiência dentro de uma fábrica em Hawthorne, surgiu a Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos. Chefiada por Elton Mayo e seus colaboradores. Pode-se afirmar que foi um movimento de respostas contrárias à Teoria Clássica da Administração.
Ao mesmo tempo em que se desenvolviam as Escolas Clássicas da Administração de Taylor e Fayol, crescia o modelo burocrático de Weber, com seu estruturalismo organizacional, seus meios racionais e princípios comportamentais mais rígidos. Diante disso foi surgindo uma necessidade de se humanizar e democratizar a administração.
O interesse das pesquisas era analisar o processo de trabalho das pessoas. Existia um alto índice de acidentes de trabalho. E o foco estava na fadiga humana, na grande rotatividade de funcionários e no efeito do trabalho sobre a produtividade. A pesquisa teve a duração de quatro anos por causa da dos resultados que alteravam constantemente como causa das mudanças psicológicas das pessoas a cada experiência, então se passou a fixar os estudos nas relações humanas.
A origem da Teoria das Relações Humanas se teve a partir de tais processos:
Necessidade de humanizar e democratizar a administração, que outrora possuía conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequá-la aos novos padrões de vida do povo americano.
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin que foram fundamentais para o humanismo na administração.
EXPERIÊNCIAS
Western Electric Company, tratava-se de uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. Diferente de muitas outras em sua