Trabalho sobre a Região Centro Oeste
Características
A Região Centro-Oeste do Brasil possui uma área de 1.606.399.509 km², corresponde a 18,86 % do território nacional. Apesar de ser a segunda maior região do país em extensão territorial, é a segunda menos populosa (De acordo com o IBGE, 8,26 hab./km²). Entre as cinco regiões é a única não banhada pelo mar. Sua posição central é a única que permite ligação de fronteira com todas as outras regiões brasileiras. Abriga a Capital do País, Brasília, centro das decisões políticas. Possui a maior planície úmida do mundo, o Pantanal Mato-grossense.
Clima da Região Centro Oeste
O clima predominante na Região Centro-Oeste é o tropical, com um verão chuvoso e um inverno seco entre os meses de abril a dezembro. No inverno a temperatura média é de 18ºC e no verão superior a 25ºC. Ao noroeste da Região Centro-Oeste pode ser encontrado o clima equatorial por conta da floresta Amazônica. Em Brasília e cidades vizinhas, o clima seco faz a umidade do ar cair para 12% nos meses de agosto. Nas regiões mais elevadas do Planalto Central predomina o clima tropical de altitude, onde nos meses mais frios pode ocorrer a precipitação de geada.
Estados e capitais da Região Centro-Oeste
Bandeira Sigla Estado Capital DF Distrito Federal Brasília GO Goiás Goiânia MS Mato Grosso do Sul Campo Grande MT Mato Grosso Cuiabá
História da colonização
No início do século XVI, o Brasil recebeu os europeus, oriundos de Portugal. Antes, no país, só habitavam os indígenas e as terras não haviam sido tocadas pelo o homem branco. O território onde se localiza a região Centro-Oeste, pelo menos, ainda não. No período da colonização, bem no começo, os lusitanos só podiam se alojar nas terras que pertenciam ao litoral brasileiro.
O Brasil era dividido em lotes; a parte litorânea era dos portugueses, e eles começavam a explorar, e a outra dos espanhóis. No entanto, os colonos de Portugal decidiram ampliar suas terras e saíram a conhecer e tomar conta de uma