Trabalho sobre a maconha
Neste trabalho apresento-lhe a Maconha, Cannabis sativa. Falarei como a maconha é usada, seus pontos positivos e negativos no organismo. Qual o efeito que se sente ao fumar, quem deve evitar seu uso, para quem essa erva natural de origem Asiática seria recomendada e se a maconha seria um mal absoluto ou poderia ser usada para fins benéficos como remédios ou como matéria prima para industria têxtil.
Componente Químico:
THC = Delta-9-tetrahidrocanabinol
Princípio Ativo:
São mais de 60 substâncias que se encontram presentes na maconha, chamadas pelo nome genérico de canabióides. O tetrahidrocanabiol é a substância preponderante e o principal princípio ativo da maconha. Sua concentração pode se de 1% a 5% na maconha comum e de até 33% no skunk. (Droga psicoativa, derivada da maconha, produzida em laboratório, contém altas concentrações de THC e efeitos que chegam ser até 10 vezes mais fortes que a maconha comum.).
Parte usada:
A maconha é usada como fumo, das folhas e flores da planta, e antigamente era utilizada principalmente por suas propriedades têxteis e medicinais. Hoje em dia tem-se um mercado muito amplo só de produtos derivados da maconha, países como a Holanda, onde a maconha é legalizada, ocorrem todos os anos um grande evento no qual esses derivados são apresentados ao público e muitos são lançados no mercado Holandês entre eles vinho, combustível, cosméticos em geral, produtos têxteis e diversos pratos culinários.
Como age no organismo:
Assim que a fumaça é aspirada, cai nos pulmões que a absorvem rapidamente. De seis a dez segundos depois, levados pela circulação, seus componentes chegam ao cérebro e agem sobre os mecanismos de transmissão do estímulo entre os neurônios, células básicas do sistema nervoso central. Os neurônios não se comunicam como os fios elétricos, encostados uns nos outros. Há um espaço livre entre eles, a sinapse, onde ocorrem a liberação e