Trabalho Sobre Visita Domiciliar
Sarita Amaro
A autora Sarita Amaro, aborda em seu livro acerca da visita domiciliar, trazendo inúmeras reflexões pertinentes sobre este instrumento regularmente utilizado pelas profissionais de Serviço Social. Uma técnica que vem se expandindo em outras áreas.
Assim, o objetivo do texto é desconstruir a imagem estereotipada da visita domiciliar e oferecer subsídios para que ocorra seu desenvolvimento com bases éticas, humanas e profissionalizantes, articulando a técnica com a realidade complexa observada.
Neste sentido, é válido salientar que a visita domiciliar consiste na prática profissional investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto ao indivíduo em seu próprio meio social ou familiar, sendo apoiado por três instrumentos: a observação, a entrevista e a história ou relato oral.
Dessa forma, esse instrumento enquanto técnica se organiza mediante o diálogo entre visitador e visitado, geralmente organizada em torno de relatos do indivíduo ou grupo visitado, valendo-se da entrevista semi-estruturada, sendo que cabe ao entrevistador observar a totalidade da vida do sujeito através da relação do que se ouve pela narrativa, e das situações observadas. Por isso, toda visita requer racionalidade e planejamento, tendo sempre em mente os objetivos da mesma, pois ele é a razão da visita. E para alcançá-lo é indispensável um roteiro preliminar das informações que pretende obter.
A autora apresenta algumas considerações essenciais, tais como:
• Se despir de preconceitos e mitos.
• Estar disposto a conhecer um universo diferente a cada visita e olhá-lo com curiosidade e espírito investigativo.
• Estar atento no que “não é dito” ou que está diretamente visível, captando o todo e restruturando-o para identificar o máximo de situações e relações que expliquem a atitude do sujeito.
• Não se satisfazer com que vemos ou com o que nos é mostrado e dito, ou seja, devemos buscar evidências também no que está oculto.
• É