trabalho sobre transportes
Automóveis
O primeiro automóvel que chegou ao Brasil desembarcou em Salvador da Bahia em 1891 e foi importado por Francisco Pereira Rocha. Era movido a vapor e provocou grande alvoroço na cidade.
O primeiro automóvel movido a motor à explosão chegou a Santos (SP) em 1893, importado pela família de Alberto Santos Dumont, o inventor do avião. Era um Peugeot francês. Henrique, o irmão mais velho de Alberto era quem dirigia o veículo. Em 1903 existiam seis automóveis em São Paulo e em 1904 já existiam 83 unidades. Não se sabe como se conseguia combustível para mover os veículos, pois, só a partir de 1907 a gasolina começou a ser oficialmente importada.
Os Bondes
O serviço de bondes elétricos de Curitiba foi inaugurado pela SBR em Janeiro de 1910. Os novos veículos elétricos belgas possuíam alavancas de roldana de contato para captação de corrente elétrica com suporte giratório para alcançar os fios distantes e suspensos ao longo das laterais das ruas, um arranjo que era único na América do Sul.
O desenvolvimento dos bondes foi assumido por empresas estrangeiras. O brasileiro Boaventura Clapp adquiriu em 1883 a concessão para construir uma linha férrea urbana e fundou a Empresa Ferro Carril Curitybano. A EFCC inaugurou sua primeira linha a partir da estação ferroviária da Avenida 7 de Setembro até o Batel.
As ferroviárias
Para que surgissem ferrovias no Brasil, que em outros países já existiam a muitos anos, ficou claro que incentivos pecuniários seriam necessários para a atração de capitais, sobretudo britânicos. É neste contexto que é assinado o decreto nº. 641 de 26 de junho de 1852 que representa um marco para a efetiva construção de ferrovias em solo brasileiro. A partir deste decreto é que muitas autorizações para a construção de ferrovias foram concedidas com vários privilégios, entre eles o da garantia de juros de cinco por cento sobre o capital empregado na