Trabalho sobre tempera
RELATÓRIO
ENSAIO DE DUREZA
CAMILA FERNANDA PEREIRA RA: B455ID-8 JEFERSONRA: B356cb-0 ÍCARO RA:A46BGE-5 LUCAS RA: B32DEB-6
NOVEMBRO 2014 Sumário
1 Objetivo
2. Introdução teórica
2.1 Ensaio de dureza Rockwell
2.2 Ensaio de dureza Brinell
2.3 Ensaio de e dureza Vickers
3. Experimento
4. Resultados
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
1.Objetivo
Compararmos experimentalmente as diferenças nas propriedades mecânicas de materiais metálicos com composições e tratamentos térmicos diferentes e determinar a dureza dos aços.
2. Introdução teórica
Os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas. Desta maneira conseguimos obter uma variada gama de propriedades que permitem que tenhamos materiais mais adequados para cada aplicação, sem que com isto os custos sejam muito aumentados. Como o aço é o material mais comumente utilizado em engenharia todo o enfoque dado aqui residirá sobre este tipo de material, embora os tratamentos térmicos aqui descritos possam ser aplicados a outros tipos.
Enquanto os aços de baixo e médio carbono, geralmente, são utilizados após serem forjados ou laminados, os aços de alto carbono e com elementos de liga necessitam ser submetidos a tratamentos termicos antes das respectiva aplicação.
Os aços-ferramenta têm importante participação no mercado mundial de aços. São usados na indústria metal-mecânica como ferramentas de corte, moldes, punções, matrizes, etc. Devido ao uso de grande responsabilidade, é importante discutir a relação entre microestrutura e propriedades mecânicas,