T MPERA
Existem vários tipos de tratamento térmico, neste contexto vamos falar sobre a têmpera que nada mais é do que se obter um material com alta dureza, em altas temperaturas e um alto resfriamento para chegar ao material desejado. Ao longo do trabalho vamos falar sobre alguns tipos de têmpera, como: martêmpera, revenimento, austêmpera, têmpera por indução e temperabilidade.
A têmpera
A têmpera consiste em endurecer mais o a liga de aco , por meio de um resfriamento brusco para chegar a martensita .Para que se obtenha um bom endurecimento e necessário que a temperatura esteja acima de 50°C temperatura crítica.
Para o resfriamento usa-se , óleo , água ou composições químicas .Neste processo da têmpera acontece um coque térmico , que pode causar distorções e trincas na peça , pelo alto nível de tensão envolvida.
Um dos problemas deste processo é que como a superfície fica primeiro em contato com o meio de refrigeração , e o núcleo não , existe essa diferença no material pelo processo , em altas velocidade de resfriamento.
Martêmpera
A martêmpera consiste em eliminar as distorções e tenções que teve no resfriamento brusco na têmpera , na mais é do que equalizar a temperatura em torno da peça sem deixar que tenha a transformação bainítica.
Revenimento
Este processo é o “pós tempera “ , consiste em aumentar mais a tenacidade do matéria e diminuir um pouco a dureza elevada feita pela tempera , também é utilizado para se obter o mateirial desejado ,pois nem sempre use-se diretamente o material saído da têmpera .
Austêmpera
Também é um tratamento de endurecimento do material , é mergulhado no óleo ou sais fundidos em temperatura constante para que se tenha bainita na peça
Temperatura por indução
É um procedimento de endurecimento do superficial do material, feito pelo aquecimento da superfície por indução , que nada mais