Civil Relatorio
O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto) e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo). A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer,educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos a nível nacional.Cada ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas. O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.Ou seja, IDH é uma medida importante concebida pelaONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar aqualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população.
O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sene Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual.
Anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares (Saúde, Educação e Renda). Desde 2010, sua série histórica é recalculada devido ao movimento de entrada e saída de países e às adaptações metodológicas, o que possibilita uma análise de tendências. Aos poucos, o IDH tornou-se referência mundial. É um índice-chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e, no Brasil, tem sido utilizado pelo governo federal e por administrações regionais através do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A partir do relatório de 2010, o IDH combina três dimensões:
•Uma vida longa e saudável: Expectativa de vida ao nascer;
•O acesso ao conhecimento: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de