Trabalho Sobre Suicida
È o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e ou psicológico que poder incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas.
Dificuldades financeiras e ou emocionais também desempenham um fator significativo. Além da consideração nefasta do suicídio, há também avaliações positivas, sendo visto como uma vontade legítima ou um dever moral.
Suicídio: ato planejado ou impulsivo
O suicídio raramente é uma decisão repentina, apesar de amigos e familiares conceberem esse acontecimento com algo completamente inesperado, surpreendente ou até chocante.
Na maioria dos casos, o suicídio é algo planeado a pessoa constrói um plano, estabelece uma data, define um método e pensa nessa possibilidade ao longo de algum tempo, antes de tomar uma decisão definitiva
Causas do suicídio
O comportamento suicida está associado com a impossibilidade do indivíduo de identificar alternativas viáveis para a solução de seus conflitos, optando pela morte como resposta de fuga da situação estressante.
Fatores que aumentam a probabilidade de suicídio
Atenção!
“Quase 95% de todas as pessoas que tentam o suicídio têm uma doença mental diagnosticada. Os distúrbios depressivos são responsáveis por 80% desses casos”.
Sinais de alerta
Ter comportamentos de risco, marcada impulsividade e agressividade
Aumento do consumo de álcool, droga ou fármacos
Afastamento ou isolamento social
Dificuldades de relacionamento e integração na família ou no grupo
Sintomas de Suicídio
Dificuldade para se encontrar ou pensar claramente
Doar seus pertences
Falar sobre ir embora ou sobre a necessidade de “ organizar minhas coisas”
Mudança repentina de comportamento, principalmente estando calmo após um período de ansiedade Frase tipo: “Quero morrer”, “Vou me matar. .Esta é a última vez que você me vê”, “Não vou estar por aí muito mais tempo para preocupar os médicos”, “não tenho mais nada por