trabalho sobre replicação de dna
Aluna: Cecíria
Curso: Farmácia
Replicação ou Duplicação do DNA
A replicação do DNA é um processo de duplicação que ocorre antes da divisão celular na forquilha de replicação, onde a célula duplica o DNA por um processo chamado replicação semiconservativa, tanto em eucariontes quanto procariontes, pelo fato de que cada DNA novo possuir uma das cadeias de nucleotídeos da molécula-mãe, garantindo que as células resultantes do processo recebam o mesmo material genético.
Na duplicação há participação fundamental de uma enzima chamada DNA-polimerase, que catalisa a síntese da cadeia nova tomando a cadeia-mãe como molde, mas outras enzimas são fundamentais neste processo, como: nucleases, que têm a capacidade de clivar (cortar) ácidos nucléicos, sendo portanto responsável pela degradação do DNA; as helicases fazem a separação das duas fitas parentais para que a replicação possa ter inicio; esta separação cria um estresse topológico que é aliviado pela ação da topoisomerases; já as SSB (Single Strand Biding Proteins ou proteínas de ligação do DNA de fita simples) mantêm as duas fitas separadas estabilizadas; e as primases sintetizam apequena porção de RNA que servirá como primer para o inicia da replicação.
O DNA sempre começa a ser sintetizado na direção 5’ para 3’ e é semi-descontínua. A fita molde irá orientar qual dos quatro nucleotídeos trifosfatados será adicionado.
As duas fitas possuem uma orientação antiparalela, o que significa que a fita molde para a síntese de DNA tem orientação oposta à fita de DNA que está sendo sintetizada. Durante o processo de replicação, as pontes de hidrogênio são catalisadas pela enzima helicase e os nucleotídeos livres unem-se a elas, respeitando sempre a regra do emparelhamento: Adenina-Timina, Citosina-Guanina. À medida que se encaixam nas cadeias do DNA, vão formando duas novas cadeias, obedecendo a regra da replicação semiconservativa.
Mesmo com essa maquinária, podem haver erros, mas em sua maioria são