Trabalho sobre radioatividade
RADIOATIVIDADE E POLUIÇÃO NUCLEAR
INTRODUÇÃO
Somos um grupo de 6 pessoas com o propósito de apresentar um conteúdo simples e de fácil entendimento a respeito da radioatividade e poluição nuclear.
Buscando mostrar desde o surgimento da radioatividade, o que ela vem causando em nossa vida, tanto seus benefícios como os malefícios, trazendo para nós fatos reais de acontecimentos históricos que ate hoje interferem em nossas vidas.
RADIOATIVIDADE
* O que é radioatividade?
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal. Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.
Anos se passaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório.
O fenômeno de liberação de radiações foi denominado de radioatividade e os elementos químicos que apresentavam esta propriedade foram chamados de elementos radioativos.
A radioatividade pode ser: * Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. * Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
TIPOS DE RADIAÇÕES