Trabalho sobre quebradeiras de coco babaçu
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
CORTADOR DE COCO ELETRO HIDRÁULICO
PALMEIRÓPOLIS - TO
2013
Unidade Integrada SESI/SENAI/SAMA
Curso Técnico em Eletromecânica
Adolfo Rodrigues
Alex Cardoso
Lucas Silva Cassimiro
Tiago Machado
CORTADOR DE COCO ELETRO HIDRÁULICO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI de Minaçu como requisito para a obtenção do grau de Técnico em Eletromecânica.
Orientador: Antonio Paulo Carlos Franco Filho Lucas Mendes Gaipo
PALMEIRÓPOLIS – TO
2013
Adolfo Rodrigues
Alex Cardoso
Lucas Silva Cassimiro
Tiago Machado
Cortador de Coco Eletro hidráulico
O trabalho visa trazer melhorias para as quebradeiras de coco babaçu, que ainda fazem este tipo de trabalho manualmente, utilizando apenas machados e cepos.
Palmeirópolis - TO, 26 de Junho de 2013.
AGRADECIMENTOS
A Deus, por tudo que tem feito por nós. Aos nossos orientadores Antonio Paulo Carlos Franco Filho e Lucas Mendes Gaipo, pela paciência, orientação e ajuda nos trabalhos.
Aos professores do SENAI, pelos conhecimentos transmitidos.
A empresa Tractebel Energia pela oportunidade única que nos foi dada.
Aos amigos e companheiros que fizeram parte das nossas vidas durante esta caminhada. Aos nossos familiares que lutaram conosco nesta conquista.
RESUMO
As mulheres quebradeiras de coco babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, na sua grande maioria vivem numa situação de exclusão e subalternidade. O termo quebradeira de coco assume o caráter de identidade coletiva na medida em que as mulheres que sobrevivem dessa atividade e reconhecem sua posição e condição desvalorizada pela lógica da dominação, se organizam em movimentos de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo.