trabalho sobre peixes
"RESUMO TRADUZIDO/ADAPTADO"
Ciclideo originário da América do Sul, Astronotus Ocellatus (nome cientifico) quer dizer aquele que está marcado com uma estrela, usando-a em lugar de um olho. Além do nome comum de Óscar é também frequentemente designado em alguns países de Ciclideo Pavão ou de Veludo. O Tamanho máximo é de 40cm na natureza, normalmente em aquário atinge os 35cm nas diversas variedades, sendo que os Albinos no máximo chegam aos 30cm. O tamanho máximo pode ser alcançado em dois anos ou menos. Atingem a maturidade para criação cerca dos 15cm com cerca de 1 ano a ano e meio. O ritmo de crescimento é elevado e até podem chegar aos 15cm em apenas 6 meses se forem sobrealimentados.
As espécies base são o A. Ocellatus e o A. Crassapinis, tendo recentemente surgido outras sub-espécies como o A. Orbiculatus e dependendo da opinião de diversos investigadores, devem existir actualmente entre 4 a 10 sub-espécies. O Óscar comum, selvagem (A. Ocellatus), apresenta coloração castanha a verde de base, com quantidades variáveis de preto, vermelho, laranja ou creme.
Existem diversas variedades de Óscar fruto de reprodução selectiva, desde espécies mais comuns como o vermelho, tigre, ou tigre vermelho, aos dourados, amarelos, verde, ou albinos que normalmente não são verdadeiramente albinos por possuírem pigmentação, apresentando no entanto as características base dos albinos, olhos vermelhos e cor branca. A reprodução selectiva gerou ainda caudas de véu em algumas das cores apresentadas anteriormente, no entanto esta variedade é mais susceptível a problemas com as barbatanas muito longas e mais frágeis.
1.Óscar – Porque?
Quais os atributos/características principais do Óscar? Não é um peixe especialmente bonito, é sujão, glutão, briguento mas sem instinto assassino e desarruma qualquer aquário quando lhe apetece!
Apesar destes "defeitos" possui um temperamento com vontade e personalidade prÓpria, sendo considerado