Trabalho sobre pará
Localização: o Pará fica no centro-leste da região norte do Brasil. Fronteiras: Suriname, Amapá, Maranhão, Mato-Grosso, Amazonas, Roraima e Tocantins. Área: 1.253.164,49 Km². Relevo: planície amazônica ao norte, depressões e pequenos planaltos. Vegetação: mangues no litoral, campos na ilha de Marajó, cerrado ao sul e floresta amazônica. Clima: equatorial.
RIOS QUE CRUZAM O PARÁ
Principais rios que cruzam o Pará: Amazonas, Tapajós, Xingu, Jarí, Tocantins e Pará. O Pará é repleto de rios e de peixes é considerado pela EMBRATUR um dos melhores lugares para a pesca esportiva. Pescar nos rios do Pará é pura emoção. A origem do nome Pará é da língua indígena tupi guarani que significa rio-mar. Na ilha de Marajó ocorre a pororoca encontro dos rio com o mar,esse fenômeno atrai muitos turistas no rio Guamá e Capim principalmente audaciosos surfistas.
Fenômeno da pororoca
Governador do Pará Simão Jatene
Economia do Pará
O extrativismo mineral é a principal atividade econômica do Pará (exploração de bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro e estanho) Alumínio e minério de ferro para exportação. O extrativismo vegetal também é de grande importância (madeira, castanha do Pará, etc). Também agregam a economia a agricultura, a pecuária, a indústria e o turismo.
Pratos típicos e frutas do Pará
Pato no tucupi Tacacá Maniçoba Caranguejo Açaí Castanha do Pará Cupuaçu Pupunha
A lenda do Boto
De acordo com a lenda, um boto cor de rosa sai dos rios nas noites de festa junina; com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem com roupa social branca. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande.Com seu jeito galante e falante, o boto se aproxima das jovens desacompanhadas, seduzindo-as e logo após consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar em boto.
Principais pontos turísticos
Uma das