TRABALHO SOBRE PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV)
CURSO DE FARMÁCIA BIOQUÍMICA
DAIRTON LEON FURTADO ivan italo moreno
JADSON CAMILO gilmara PINHEIRO antonina SILVA
WESLLEM PEDRO
TRABALHO SOBRE PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV)
São Luís
2014
DAIRTON LEON ivan italo moreno
JADSON CAMILO gilmara PINHEIRO antonina SILVA
WESLLEM PEDRO
TRABALHO SOBRE PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV)
Trabalho apresentado à disciplina de Fisiopatologia e Farmacoterapia III, do Curso de Farmácia, como requisito à obtenção de nota parcial do 2º bimestre.
Orientadora: Profª Ms Alexandre Michel
São Luís
2014
1 INTRODUÇÃO
O HPV é uma doença infecciosa, de transmissão frequentemente sexual, cujo agente etiológico é um vírus DNA não cultivável do grupo papovírus. Atualmente são conhecidos mais de 100 tipos diferentes de HPV e cerca de 20 deles possuem tropismo com o epitélio escamoso do trato genital inferior.
Os tipos de HPV estão divididos em dois grupos, de acordo com o seu potencial de oncogenicidade. Os de baixo risco estão relacionados a lesões benignas, tais como condiloma, e também à neoplasia intra-epitelial cervical – NIC I. Os de médio-alto risco são os números 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56 e 59, relacionados às lesões de alto grau NIC II, NIC III e câncer. Destes, os números 16 e 18 são os que estão mais associados com o câncer de colo de útero.
2 PATÓGENO
2.1 Papilomas vírus Humano (HPV)
O HPV penetra no epitélio a partir das células basais e parabasais. Estas, cujo núcleo contém o DNA virótico, são células “não-permissivas”, isto é, não permitem a multiplicação virótica, porém a persistência do genoma virótico estimula a multiplicação do DNA celular e induz as mudanças características, de acordo com o tipo de vírus.
A multiplicação celular impede a multiplicação virótica independente. Migrando em direção à superfície do epitélio, as células sofrem