Trabalho sobre os Filósofos
Platão
Aristóteles
Sócrates ( 469 a.c. – 399 a.c.)
“Só sei que nada sei”
Levou uma vida simples, lutou com bravura na guerra do Peloponeso e na campanha contra os Tebanos. Sua missão ‘de vida’ era fazer as pessoas repensarem seus conceito, suas virtudes e suas capacidades para chegar a um melhor conceito de si próprio.
Sócrates não deixou escritos, seu pensamento é conhecido pelos diálogos de Platão. Sócrates questionavas coisas tipo:
Oque é Sabedoria?
Oque é Justiça?
Oque é Amizade?
Oque é Virtude?
Perguntas que levavam as pessoas a perceber que nunca haviam refletido sobre isso. A mente fica limpa quando se liberta dos erros.
“Os Sofistas”
Os Sofistas, eram professores de retórica, bastante criticados por Sócrates pelo seu relativismo e ceticismo, ensinavam a arte de bem falar, de argumentar, apenas para convencer e não ensinar a busca da verdade. Produziam afirmações absurdas. Para Sócrates era possível a busca da verdade.
“CONHECE-TE A TI MESMO?”
O filósofo faz a reflexão sobre si mesmo, mostra as pessoas que elas são capazes de conhecer, refletir, se autoconhecer. Um dos vários ensinamentos de Sócrates é: “É melhor cuidar da virtude que das riquezas.”
“NINGUÉM ERRA VOLUNTARIAMENTE”
Um homem virtuoso é aquele que aprendeu a conhecer o bem. A mais alta virtude é a do saber acerca de si mesmo, que conduz ao domínio próprio. Só erra o ignorante aquele que não aprendeu a prática da virtude, que é o autoconhecimento.
Platão (427 a.c.- 328 a.c.)
“A busca do ideal”
Platão é um filósofo do mundo ideal, perfeito, que contrasta com o mundo sensível, imperfeito. Sua vida represente a busca por esse ideal, foi despertado pelo método socrático. Sócrates já tinha 63 anos quando Platão tornou seu discípulo. Platão queria chegar a essência dos seres.
Fundou uma escola, a Academia, para ensinar Matemática, Filosofia e a arte de bem governar.
Suas obras estão em formas de diálogo. Sócrates aparece como mestre conversando com seus