Trabalho sobre máquinas de corrente contínua
Principio de funcionamento
O funcionamento de um motor de corrente contínua está baseado nas forças produzidas da interação entre o campo magnético criado pelos ímãs permanentes do estator e a corrente que passa pelos enrolamentos da armadura. Tal interação cria uma força induzida que faz com que o eixo gire, porém, como o motor é alimentado com corrente contínua, é necessário um comutador para que o movimento tenha continuidade. O comutador, a cada meio ciclo do rotor, troca os contatos da sua placa com as escovas, fazendo com que a corrente circule com sentido alternado nas bobinas (alterna o sentido a cada meia volta do rotor), usando uma fonte CC. Quando essa máquina opera como um gerador, o principio de funcionamento obedece às mesmas regras, porém de maneira inversa. Quando o rotor é girado, os condutores cortam as linhas de força magnética que formam o campo de excitação do gerador. Então, nos condutores da armadura, surge uma tensão induzida, que depende da velocidade de rotação, da variação do fluxo magnético, e das características construtivas da máquina.
[pic]
Partes Constituíntes
Tanto um gerador quanto um motor de corrente contínua são constituídos de duas partes fundamentais:
>Estator: parte estável da máquina, os componentes são fixados à carcaça do motor/gerador, destinados a criar e manter um campo magnético.
>Rotor: parte móvel da máquina, os elementos são fixados no eixo móvel, destinado a conversão de energia.
Estator
O estator consiste basicamente de:
> Carcaça: é geralmente constituída de ferro fundido, por possuir boa resistência mecânica a vibrações e deformações, além de ser um material barato e com boa permeabilidade magnética. A carcaça tem a função de suportar a massa da máquina, e conduzir um campo magnético elevado.
> Enrolamento de campo: esse enrolamento consiste em bobinas enroladas em torno do núcleo dos polos. São