Trabalho sobre motivação pós graduação ufrj
MOTIVAÇÃO.
PETRÓPOLIS
SETEMBRO 2008
1 - INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a gestão de pessoas sofreu várias transformações e a visão atual desta área é bem diferente da visão anterior, em que o relacionamento das pessoas e das organizações era considerado antagônico e conflitante, pois acreditava-se que os objetivos organizacionais eram incompatíveis com os objetivos das pessoas.
As organizações bem sucedidas estão percebendo que as pessoas constituem o principal ativo das organizações e que somente podem crescer, prosperar e manter sua continuidade se forem capazes de otimizar o retorno sobre este ativo.
As pessoas dependendo do modo que são tratadas podem ampliar ou limitar as forças e fraquezas das organizações. Para que os objetivos das empresas sejam alcançados é necessário que os gestores tratem as pessoas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa teórica sobre motivação e a aplicação desta no dia-a-dia das pessoas.
2 - MOTIVAÇÃO
Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.1
A motivação é impulsionada pela cognição,2 funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, ou seja, ela desperta o desejo e o receio; o indivíduo deseja poder, deseja status, receia o ostracismo social, receia as ameaças à sua auto-estima.
As necessidades, as condições sociais, a capacidade para atingir objetivos variam de indivíduo para individuo, produzindo padrões de comportamento diferentes. Apesar dessas