Trabalho Sobre Moeda Real
Trabalho de Economia
Resumo do Texto
Um Plano Real: a História da Estabilização do Brasil
O Brasil na década de 80 vivia uma das maiores crises econômicas de sua historia, com um índice de inflação de três dígitos ao ano, que se encontrava sob a ditadura militar desde 1964, já enfraquecida. A oposição resolveu se unir para tentar reestabelecer a democracia no país. O PMDB, onde faziam parte Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso e Mario Covas, se uniram ao PT de Lula e ao PDT de Brizola, para formar a mobilização nacional: “Diretas Já”. Com a não aprovação no Congresso das eleições diretas o movimento lançou a candidatura de Tancredo Neves em eleição indireta pelo PFL, contra a de Paulo Maluf do partido dos militares. Tancredo vence e o Brasil volta a ter um presidente civil, em 15/01/1985. Momentos antes da posse, Tancredo é hospitalizado e seu estado de saúde se agrava, vindo a falecer em 21 de abril de 1985, tomando posse o vice José Sarney da presidência, com isso a democracia fica garantida.
O governo de Sarney encontra uma situação econômica desesperadora e declara guerra contra a inflação, lançando o Plano Cruzado em fevereiro de 1986, onde o país ganha uma nova moeda, o cruzado. Houve o congelamento de preços, aumento do salário mínimo e o gatilho salarial (reajuste automático caso a inflação chegasse a 20%). Nessa época os consumidores fiscalizavam qualquer remarcação de preço. Pelo fato do país ser fechado às importações e ter os preços congelados surgiu o desabastecimento e o plano fracassou.
Em novembro do mesmo ano surge o Plano Cruzado II, onde alguns produtos eram taxados na esperança de conter a inflação. A gasolina aumentou 60% e bebidas aumentaram em 100%. . Para conter o desabastecimento o país se endividou com importação de produtos de primeira necessidade. Em janeiro de 1987 é declarada a moratória dos juros da dívida externa e movimentos sociais e greves se estabelecem em todo o país.
Em 19 de