Trabalho sobre marx e engels
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – CCSO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO II
3º PERÍODO
DISCENTES:
Aline Lopes de Oliveira
Maria da Graça Lopes Couto
Maricleide Cutrim Rocha
Thaíse Cristina Gomes Azevedo
A Ideologia Alemã (Marx e Engels)
Manuscritos Econômicos e Filosóficos (Karl Marx)
São Luís – MA
2012
IDEOLOGIA ALEMÃ
Sempre que uma classe assume o poder são constituídos os heróis, pensamentos e idéias, os quais são desprovidos de materialismo histórico e que representam o pensamento da nova classe dominante, idéias que se tornam universais, eliminando qualquer resquício do poder de classe anterior.
Segundo os autores, os filósofos têm que “procurar a conexão da filosofia alemã com a realidade alemã, a conexão da sua crítica com o seu próprio ambiente material” (15) ou seja, partir do real e construir uma crítica que provoque uma mudança de consciência que vai refletir no mundo real.
A concepção materialista da história funda-se nos “indivíduos reais, na sua ação e suas condições materiais de vida” (17), inserindo-se num contexto, onde sua organização física está internamente relacionada com o resto da natureza e de acordo com as condições materiais de sua produção que vão determinar seu modo de vida e indiretamente sua própria vida material, assim também como na formação de sua consciência.
As relações dentro e fora das nações estão internamente ligadas às forças produtivas e ao modo de produção vigente. E estas relações e o grau de desenvolvimento da nação são reconhecidos “a partir do desenvolvimento atingido pela