Trabalho Sobre Isolamento
Elaboração
Nome do(a) acadêmico(a)
Orientação: Professor(a)
Araçatuba
2015
RESUMO
INTRODUÇÃO
1. Definição de isolante térmico
O isolante térmico é um material ou uma estrutura que dificulta a transferência de calor, caracterizado por sua alta resistência térmica. Consiste em proteger as superfícies aquecidas, como a parede de um forno, ou resfriadas, como a parede de um refrigerador, através da aplicação de materiais de baixa condutividade térmica (k), que estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. A maioria dos isolantes usados industrialmente é feitos dos seguintes materiais, como: Carbonato de magnésio, sílica diatomácea, vermiculita, lã de rocha, lã de vidro, cortiça, plásticos expandidos, aglomerados de fibras vegetais e silicato de cálcio. E são comercializados em vários formatos, que depende das suas aplicações.
Deve-se observar sempre que não existe isolamento térmico perfeito, ou, em outras palavras, todo material ou estrutura constituída por alguma composição de materiais sempre conduz algum calor.
2. Tipos de isolantes térmicos
2.1 Cortiça: É um material isolante de uso mais antigo. Normalmente é usado na forma de aglomerados, formando painéis. É um material orgânico de origem biológica. Sua maior vantagem é a inércia térmica e sua maior desvantagem hoje é o seu alto custo devido a sua escassez. É um produto sustentável, de longa vida, renovável, à prova de som e não é artificial. Como um isolante, é ideal para poupar energia e proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo complementando técnicas modernas de construção. Figura 1 - Tapete de cortiça. Disponivel em:< http://isolamentos.net/beneficios-do-isolamento-em-cortica/> Acesso em 14 de maio de 2015
Propriedades:
Densidade: 110 kg/m³
Coeficiente de condutividade para o painel