Trabalho Sobre Humanismo
Conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, dignidades, aspirações e capacidades acima de tudo.Filosofia moral que coloca os humanos numa escala de importância.
Para os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores.
Quem fundou o Humanismo
A psicologia humanista surgiu na década de 50. Ganhou força nos anos 60 e 70, como uma reação às ideias de análise apenas do comportamento e do enfoque no inconsciente e seu determinismo, defendido pela Psicanálise.
Dentro desta filosofia dois teóricos se destacaram: Abraham Maslow e Carl Rogers.
Abraham Maslow
Abraham Maslow (1908-1970), americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista.
Acreditava na tendência individual da pessoa para se tornar auto-realizadora. Criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas.
Carl Rogers
Rogers (1902-1987), americano, que baseou seu trabalho no indivíduo. Sua visão humanista surgiu através do tratamento de pessoas emocionalmente perturbadas. Trabalhou com um conceito semelhante ao de Maslow, a que deu o nome de tendência atualizante, que é a tendência inata de cada pessoa atualizar suas capacidades e potenciais.
Defendeu a ideia de autoconceito como um padrão organizado e consciente das características de cada um desde a infância.
Acreditava que a capacidade do indivíduo de modificar consciente e racionalmente seus pensamentos e comportamentos, fornece a base para a formação de sua personalidade.
Indivíduos bem ajustados psicologicamente têm autoconceitos realistas. A angústia psicológica é advinda da desarmonia entre o autoconceito real (o que se é de fato) e o ideal para si (o que se deseja ser). O sujeito deveria dar a direção