Quimica
O humanismo foi um período de transição da idade media para a idade clássica. É relativo ao renascimento, que colocava o homem como centro de todas as coisas existentes no mundo.
Foi um período de grandes mudanças de pensamento filosófico e o surgimento de ideias humanistas. Começaram a difundir uma visão de mundo mais antropocêntrica, indo de encontro a visa teocêntrica medieval.
A palavra humanismo tem muitos significados, vamos então resumir alguns tipos de humanismo.
Desenvolvimento
O humanismo é um termo relativo ao renascimento, movimento surgido na Europa, mais precisamente na Itália, que colocava o homem como o centro de todas as coisas existente no universo.
É correspondente ao período de transição da idade media para a idade clássica. Tem como marco inicial a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre de Tombo, em 1418 e, como cronista-mor do reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a historiados reis que o precederam.
Galileu, Paracelso, Gutenberg, dentre outros, começaram se despontar em razão das descobertas feitas por eles. Começaram também a a difundir uma visão de mundo mais antropocêntrica medieval. Entre as principais ideias humanistas estavam: * Retomada da cultura antiga, através do estudo e imitação dos poetas e filósofos greco-latinos; * Revalorização da filosofia de Platão, especialmente no que diz respeito distinção entre o amor espiritual e o carnal- neoplatonismo; * Critica a hierarquia medieval, o homem reivindicado para si uma posição de destaque no universo- não aceitação passiva das imposições místicas difundidas na ideia de destino; * Bifrontismo, coexistência de características medievais e renascentistas;
Tipos de humanismo
A palavra “humanismo” tem muitos significados e, uma vez que autores e conferencistas geralmente não deixam claro a qual significado se refere, os que tentam explicar o humanismo podem facilmente gerar confusão.