Trabalho sobre funcionamento da Geladeira
Setembro/2014
Geladeira
Gisele
Rosiane
Mayane
Felipe
Edmar
9°Ano 2
Máquina: É todo instrumento criado para facilitar o nosso trabalho.
Geladeira:
Todos nós temos uma geladeira em casa. É uma máquina tão comum no nosso dia-a-dia, que nos esquecemos sequer de nos questionar como ela funciona. O que faz a geladeira esfriar? E como é que a geladeira conserva os alimentos?
Parecem perguntas fáceis de responder, uma vez que estamos tão habituados ao processo. No entanto, se pensarmos bem no assunto, não é assim tão fácil de explicar.
Há evidências de que os seres humanos, desde os primórdios, notaram que o simples resfriamento de alimentos era capaz de conservá-los por um tempo maior. Muito provavelmente, as apropriações de territórios foram responsáveis pela disseminação deste conhecimento às civilizações.
No entanto, somente no século XIX é que Jacob Perkins, um inventor inglês, desenvolveu um compressor capaz de solidificar a água, produzindo gelo artificialmente. E, obviamente, esta descoberta possibilitou que algumas indústrias, como as cervejarias, por exemplo, prosperassem. Além disso, o ramo comercial também foi bastante favorecido, uma vez que tornou-se possível enviar os produtos para vários países distantes.
Já no início do século XX, Willis Carrier, americano, instalou em uma gráfica de Nova York o primeiro aparelho de ar-condicionado, o qual era capaz de controlar a umidade do ambiente e de resfriá-lo.
Os primeiros refrigeradores domésticos (mais conhecidos como geladeiras) surgiram, nos Estados Unidos, no início da década de 1920, tornando-se populares muito rapidamente. Hoje em dia, no Brasil, estima-se que um percentual superior a 80% das residências tenham uma geladeira.
O propósito da refrigeração:
A razão fundamental para se possuir uma geladeira é manter a comida resfriada. Baixas temperaturas ajudam a manter a comida fresca por mais tempo. A ideia básica por trás da