Maquinas
Os componentes dos motores alternativos, quanto a sua característica de funcionamento se dividem em 3 partes:Componentes fixos, Componentes móveis e Componentes auxiliares.
Os principais componentes fixos são:
Bloco
Cilindro
Cárter
Cabeçote
Os principais componentes móveis são:
Pistão
Biela
Girabrequim (árvore de manivelas)
Volante
Válvula
Eixo do comando de válvulas
Os principais componentes auxiliares são:
Velas
Coletores de admissão e de escape
Alternador
Carburador
Bicos injetores
Filtros de ar, de óleo e de combustível
Bombas de água e de combustível
Distribuidor
Motores de dois tempos e de quatro tempos
Os carros utilizam, em maior parte, o motor cíclico de 4t. No tempo de admissão, o pistão desce e absorve uma mistura de ar e combustível, através da válvula de admissão. Na compressão, ambas as válvulas ficam fechadas, e a mistura fica comprimida. Quando o pistão se aproxima do topo da câmara, a faísca da vela incendeia a mistura, que impede o pistão e faz girar o eixo de manivela.
A válvula de exaustão abre-se no quarto tempo ( tempo de escape ), e os gases queimados são expulsos, deixando o cilindro livre para a admissão do ciclo seguinte.
Nos motores dois tempos mistura-se óleo 2T com o combustível para que o motor seja lubrificado, pois não possui cárter. Seu ciclo é feito por admissão e explosão. No tempo de admissão admite ar e combustível e no tempo de explosão, ocorre explosão por faísca elétrica, os gases saem por um orifício localizado na camisa do motor e o pistão desce para a admissão do novo ciclo.
Como eles funcionam?
O motor que normalmente equipa os automóveis é o motor de explosão ou de combustão de quatro tempos. Ele é chamado assim porque seu funcionamento se baseia exatamente em quatro estágios ou