Trabalho Sobre Fibra Óptica
IFMT
Telecomunicações (6831-3V)
Rodrigo de Araújo Silva
TRABALHO SOBRE FIBRA ÓPTICA
HISTÓRICO
EVOLUÇÃO
TIPOS DE FIBRAS
APLICAÇÕES
VANTAGENS
DESVANTAGENS
Cuiabá, 19 de novembro de 2013.
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, vou falar sobre a fibra óptica, tais como seu histórico, a evolução ao passar dos anos, os tipos de fibras disponíveis no mercado, onde ela pode ser aplicada, suas vantagens e desvantagens.
HISTÓRICO:
O termo tão conhecido como fibra óptica, foi utilizado muitos anos atrás, exatamente em 1956 pelo Dr. Narinder Singh Kapany, que era um físico indiano, que estudava no Imperial Colégio de Ciência e Tecnologia de Londres. Os primeiros experimentos com essa fibra começaram ainda mais cedo, em 1930 na Alemanha, mas somente em 1950 foram feitas outras experiências, só que agora analisando suas propriedades e características. Teve ainda uma experiência bem mais antiga, em 1870, feita pelo inglês John Tyndall, que mostrava apenas o princípio do guiamento da luz, ele utilizou um recipiente furado com água, um balde e uma fonte de luz, Tyndall observou que o feixe de água que sairá iluminado através do furo do recipiente, ficou conhecido como efeito Tyndall. Essas pesquisas e experimentos foram sendo feitos ao longo dos anos, aprofundando cada vez mais.
EVOLUÇÃO:
A fibra óptica veio para substituir os cabos metálicos. As de cabos metálicos estavam sujeitas a interferências, a conexão máxima era de 10 Mbps, a de fibra era de 50 Mbps, a latência, ou seja, o delay, das linhas com fibras ópticas são bem menores que a de cabo metálico ou DSL. Mesmo sendo sensível, é mais difícil cortar os fios de fibra óptica do que os de cobre, tornando-a mais segura.
TIPOS:
Existem dois tipos de fibras ópticas, são elas monomodo multimodo.
Monomodo:
As fibras de modo simples têm núcleos pequenos (aproximadamente 9 micrómetros de diâmetro) e transmitem luz laser infravermelha (comprimento