Trabalho sobre fibra optica
CENTRO UNIVESITÁRIO DA CIDADE DO RIODE JANEIRO
UNIVERCIDADE
ESCOLA DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS – ENGENHARIA ELETRICA (COM ENFASE EM TELECOMUNICAÇÕES)
SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES ÓPTICAS
FIBRAS ÓPTICAS
RIO DE JANEIRO
2010
Professor: Thomas
Aluno: Thalles Ribeiro Martins
Transmissores Ópticos
Principio de funcionamento
Leds
Lasers Semicondutores
Receptores Ópticos (Fotodetectores)
Princípio de funcionamento
Fotodiodos
PN
PIN
Largura de banda
Ruídos de Recepção
Sensibilidade do Receptor (Ber – taxa de erro)
Transmissores Ópticos
A função do transmissor é converter um sinal elétrico de entrada, para um sinal óptico e transmiti – lo pela fibra óptica. É utilizado por diodos emissores de luz (LEDs) e laser semicondutores devido a varias vantagens oferecidos por eles. Estes dispositivos são compactos, tem alta eficiência e são relativamente fáceis de modular. Os sistemas de transmissão por fibras ópticas desenvolvidos até hoje operam principalmente na região espectral de 0,6-1,6µm, com preferência para as janelas de transmissão em 0,85µn, 1,3µm e 1,55µm.
LEDs – Diodos emissores de luz
É uma junção PN, polarizada diretamente que é atravessada por uma corrente de elétrons passando do material N para o P e que recombinam com as lacunas produzindo luz. O processo de emissão de luz pela aplicação de uma fonte elétrica de energia é chamado eletroluminescência. Existem componentes que emitem radiações de diferentes freqüências oferecendo diferente cores. Por exemplo o Arseneto de gálio ( GaAs) emite luz vermelha, o fosfeto de gálio (GaP) emite luz verde e o arsenato e o arseneto fosfeto de gálio (GaAsP).
[pic]
Dois tipos de leds muito usado na comunicação com fibra óptica, são diodos de alta eficiência, os Leds homojunção e o heterojunção. Os Leds heterojunção são os melhores,