Trabalho sobre ferramentas mecanicas
Os martelos variam em sua utilização, e para isso, podem ser fabricados com algumas formas, pesos, tamanhos e materiais diferentes.
Na aviação, alguns dos tipos mais utilizados de Martelos são: o de bola, pena reta, pena cruzada, além do macete e o para rebitagem.
Algumas vezes será necessário utilizar um martelo de face macia, que possua uma superfície feita de madeira, borracha dura, plástico, latão chumbo, couro cru ou latão, materiais esses que não danificam o trabalho, porém, devem ser utilizados apenas contra metais macios ou superfícies que facilmente se danificam
O macete é semelhante ao martelo e tem sua cabeça feita de madeira (nogueira) couro cru ou borracha. Utilizamos tal ferramenta para formar partes delgadas de metal sem deixar mossas.
Ambas as ferramentas devem estar sempre com o cabo firme, e com suas faces lisas, garantindo assim um bom desempenho sem danificar o trabalho.
Chaves de Fenda As chaves de fenda são utilizadas para apertar ou soltar parafusos, sendo classificadas de acordo com o seu formato, tipo e comprimento da haste.
Uma chave de fenda comum deve preencher no mínimo 75% da fenda do parafuso, usando uma chave menor, poderemos danificar a fenda. Seu uso é exclusivo para parafusos com fenda na cabeça ou prendedores, como por exemplo o Airloch, usado para prender carenagens dos motores de algumas aeronaves.
Além da chave de fenda simples, há também a chave de fenda Phillips e a chave de fenda Reed e Prince, ambas semelhantes em seu formato de cruz, porém, a Reed e Prince tem sua ponta mais fina e a Phillips possui o centro da cruz mais largo, tendo assim, sua ponta mais robusta. Essas chaves não são intercambiáveis e o uso incorreto poderá mutilar a ferramenta ou o encaixe da cabeça do parafuso.
A chave de fenda em Z possui ambas as pontas dobradas a 90º e são utilizadas quando o espaço vertical for limitado. São versáteis pois servem para fendas normais ou encaixes em cruz.
Chaves de fenda não