A mecanica
Da Origem a Atualidade
Setembro de 2012
A mecânica
Colégio São Francisco Xavier
Trabalho realizado pelos alunos:
Amós Ferreira
Michael Guedes
Rafael Ferreira
Ritchelly Halbertt
Webert Soares
Definição de mecânica A mecânica (Grego Μηχανική e do latim mechanìca ou arte de construir uma máquina) é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.
O conjunto de disciplinas que abarca a mecânica convencional é muito amplo e é possível agrupá-las em quatro blocos principais:
Mecânica clássica, Mecânica quântica, Mecânica relativística, Teoria quântica de campos.
Mecânica clássica:
A Mecânica Clássica se refere às três principais formulações da mecânica pré-relativística: a mecânica newtoniana, mecânica lagrangeana e a mecânica hamiltoniana. É a parte da Física que analisa o movimento, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo. No ensino de física, a mecânica clássica geralmente é a primeira área da física a ser lecionada. A quantidade de problemas resolvidos a partir da mecânica clássica é grande, e isto acontece porque seus axiomas, ou princípios, são gerais. Dentre estes, os principais são: *O espaço é absoluto, imutável, não sofrendo alteração em função da matéria; *Da mesma forma que o espaço, o tempo também é absoluto, não sofrendo mudanças em função da matéria; *A velocidade de um corpo pode crescer ilimitadamente.
A mecânica clássica é geralmente classificada em estática, cinemática e dinâmica. Estática- Estuda as forças atuantes em um corpo em equilíbrio estático
Utiliza conceitos fundamentais como espaço, tempo, massa e força, bem como premissas (princípios ou axiomas) como o da resultante (todas as forças aplicadas sobre um objeto equivalem à sua soma), o da gravitação e