Objetivo e introdução do concreto
O objetivo do trabalho é mostrar vários tópicos sobre o concreto , especificando-o , para melhor entendermos o como ele funciona , tudo o que nele contém , imagens para definir melhor do que se trata o trabalho. O trabalho ira conter quase tudo sobre o concreto , irá mostrar desde quando foi inventado até os dias de hoje , já que é o material mais importante para montagem de nossas cidades.
Introdução teórica
A resistência do concreto que será utilizado em uma estrutura é muito importante na Engenharia e na Arquitetura. O cálculo estrutural leva em consideração a Resistência Característica do Concreto à Compressão (fck), cuja unidade de medida é o MPa (Mega Pascal). A unidade de 1 Pascal é definida como a pressão exercida por uma força de 1 Newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Dessa forma, 1 Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm².
Por exemplo, um concreto de Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm². O valor da resistência (fck) é um dado importante e normalmente é necessário em diversas etapas da obra, como por exemplo: a) Na etapa inicial, para cotar e obter os preços do concreto junto ao mercado, pois o valor do metro cúbico de concreto varia conforme a resistência (fck), o slump, o uso de adições, etc. b) Por ocasião do recebimento do concreto na obra, devendo o valor do fck, fazer parte do corpo da nota fiscal de entrega, juntamente o slump. c) No controle tecnológico do concreto (conforme normas da ABNT), através dos resultados dos ensaios de resistência à compressão. Neste ensaio, a amostra do concreto é "capeada" e colocada em uma prensa. Nela, recebe uma carga gradual até atingir sua resistência máxima (kg). Este valor é dividido pela área do topo da amostra (cm²). Tem-se então a resistência, o fck. Essa resistência é medida através do rompimento de corpos