trabalho sobre ensaio de tração
Ensaio de Tração
Porto Alegre, 2014
Ciências dos Materiais
Trabalho proposto da disciplina de Ciências dos Materiais, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, Rs.
Orientador do Curso:
Participantes: Luis Carlos Plinio Max Rafael Vianna ViniciosPorto Alegre, 2014
Objetivo
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. Esse estudo complementa a análise exigida em grande parte das empresas metalmetalúrgicas, assim como a qualificação de um material perante a exigência de empresas e projetos.
Introdução teóricaO ensaio de tração consiste em submeter um corpo de prova de geometria definida a um esforço crescente na direção axial do corpo de prova, levando-o a se romper. Os esforços utilizados para realização do ensaio são medidos na própria máquina.
O ensaio de tração é feito em corpos de prova de dimensões padronizadas por normas nacionais e internacionais.
Para a escolha da dimensão padronizada do corpo de prova também deve ser levada em consideração a capacidade da máquina de tração, disponível para a realização do ensaio.
O ensaio de tração é um dos ensaios mecânicos mais utilizados; tem como objetivo fornecer dados relativos à capacidade de um sólido de suportar solicitações aplicadas a uma estrutura.
Corpo de prova
O corpo de prova é constituído de cabeças e parte útil, unidas por concordância.
As cabeças são as partes extremas, utilizadas para fixar o corpo de prova à máquina. A parte útil é a secção reduzida do corpo de prova onde acontece a ruptura; esta é a região onde serão feitas as diversas determinações.
Quando não é possível retirar o corpo de prova do material a ser ensaiado, realiza-se o ensaio em toda a secção do material, como acontece com os tubos de pequeno diâmetro.
Neste caso, a fixação do tubo à máquina é feita por meio de garras colocadas de cada lado do tubo e de um mandril