Trabalho sobre energia eólica
1.Energia eólica
1.1. Como funciona a energia eólica
1.2.Converção em energia mecânica
1.3.Conversão em energia elétrica
2.A pontência instalada no Brasil e no mundo
3.O recurso eólico
3.1.Mecanismos de geração dos ventos
3.2.Fatores que influenciam o regime dos ventos
4.Aplicações dos sistemas eólicos
4.1.Sistemas isolados
4.2.Sistemas híbridos
4.3.Sistemas interligados à rede
4.4.Sistemas off-shore
5.O maior gerador eólico do mundo
6. Conclusão
7.Bibliografia
1. ENERGIA EÓLICA
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento.
Uma das primeiras formas de energia conhecida, o vento já era empregado para mover barcos à vela de pano em 3500 a.c.. Em terra os primeiros moinhos de vento talvez tenham aparecidos na Pérsia por volta de 700 d.c..As pás giravam horizontalmente e eram conectadas diretamente a pedras de moenda que trituravam grãos. A força do vento também é usada para irrigar terras áridas e drenar alagados, e ainda como fonte alternativa de energia para gerar eletricidade.
1.1. COMO FUNCIONA A ENERGIA EÓLICA
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse-conhecido como turbina de vento-são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com suas hélices e, claro, do regime dos ventos na região que é instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes . Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões.
1.2. Conversão em energia mecânica
A bolina sob o barco a vela oferece resistência lateral à