Trabalho Sobre Desigualdade
Professor responsável
Ricardo Riachos
Trabalho realizado por:
João Comendinha nº8
Nuno Carraco nº11
Desigualdades Sociais
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: bens materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Desigualdades Sociais
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais.
Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas Classe Social
Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o económico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não
"berço".
A desigualdade social através da classe social está relacionada ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros.
Classes Sociais
Para Karl Marx, existe em toda sociedade caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a classe dominante e a classe dominada, como consequência desta divisão, a humanidade presenciou várias lutas de classes, ou seja, cada uma tentando impor o seu jeito e sua maneira de viver para tentar superar e dominar as demais.
As classes sociais foram divididas em 3 níveis: baixa, média e alta.
Classe Baixa
Possuem um baixo poder aquisitivo e uma baixa qualidade de vida. Suas necessidades básicas, como saúde e alimentação, são supridas com muita dificuldade, e muitas vezes são impossibilitados de ter lazer e entretenimento.
É formada em sua maioria por operários e serventes, desempregados, moradores de rua, vigias, empregadas de limpeza, trabalhadores rurais, entre outros. Classe Média
Ao longo dos anos, aprendemos a tratar a classe média como detentora de um poder aquisitivo e um padrão de vida e consumo razoáveis.
Assim, podemos concluir que a