trabalho sobre deficientes fisicos fiu
Atualmente, pode-se observar que na sociedade moderna um número cada vez maior de pessoas com algum tipo de deficiência física (necessidades especiais) está envolvido em esportes e atividades físicas devido aos benefícios que trazem para a reabilitação, saúde e para a autoestima. A exclusão dessas pessoas da prática do esporte ou da atividade física pode induzir a diminuição da eficiência dos movimentos, da aptidão física ou até mesmo das habilidades motoras.
Um dos esportes mais apropriados para pessoas com algum tipo de deficiência física é a natação, pois devido às facilidades e aos benefícios proporcionados pela execução do movimento do corpo dentro da água, a natação desenvolve o condicionamento aeróbio, a coordenação motora e “reduz” a fadiga muscular. Para indivíduos com deficiência física, o exercício na água significa muitas vezes um momento de liberdade.
Desta forma, o trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de aspectos teóricos, os benefícios da natação para deficientes físicos, e assim, apresentar, de forma teórica, os benefícios fisiológicos deste exercício físico (natação) sobre os sistemas cardiovascular, respiratório e locomotor; os benefícios psicossociais; os benefícios cognitivos e os efeitos terapêuticos dos exercícios aquáticos.
Atividade Física na Natureza com Grupos de Necessidades Especiais
O conceito de deficiência e de deficiência física de acordo com o Decreto Nª 3.298/99, da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Governo Federal) segue:
Art. 3…: - Para os efeitos deste DECRETO, considera-se:
I - Deficiência – toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
Art. 4…: - Deficiência Física – alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da