Trabalho sobre Conselho Regional de Farmacia
Trabalho sobre o conselho regional farmacêutico e suas áreas de atuação
Nome: Gabriel Nicoli Gomes Figueira T:FM131
O Conselhos Federal de Farmácia é o órgão representativo, regulador e fiscalizador dos profissionais farmacêuticos regidos pela lei do Brasil. Existem Conselhos Regionais de Fármácia em quase todos os estados da federação que têm como missão defender o usuário do medicamento no sistema de saúde, garantindo-lhe o acesso a assistência farmacêutica, ao medicamento com qualidade e ao seu uso de forma racional. É sua missão ainda zelar pela ética da profissão farmacêutica, incluindo todos os seus campos de atuação, principalmente a produção e dispensação de medicamentos, as análises clínicas e a área de alimentos.
Os conselhos regionais tem autonomia administrativa frente ao conselho federal por se tratar de autarquia pública federal.
Criação[editar | editar código-fonte]
Os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia foram criados pela Lei 3.820, sendo sancionada em 11 de novembro de 1960, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek.
Interessante informar, que a formação do Conselho Federal de Farmácia iniciou no estado de Minas Gerais através dos farmacêuticos que compunham, na época, a importante Associação Mineira de Farmacêutico (AMF), sendo seu proeminente dirigente o professor doutor Aluísio Pimenta, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-ministro da Cultura.
Somente poderá exercer a profissão farmacêutica no país, o farmacêutico inscrito em um Conselho Regional de Farmácia.
Missão e visão dos órgãos[editar | editar código-fonte]
A visão do texto é oficial e engloba a mesma sistêmica, tanto do órgão federal como os estaduais.
O sistema CFF/CRF's tem como missão à valorização do profissional farmacêutico, visando a defesa da sociedade e visão de promover a Assistência Farmacêutica em benefício da sociedade, e em consonância com os direitos do cidadão.
Ambientes de