Trabalho sobre cimento
FERNANDO ALVES DE ALMEIDA
RELATORIO SOBRE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE CIMENTO
GUANAMBI – BAHIA
2013
ENGENHARIA CIVIL 2013.2 TURMA A
FERNANDO ALVES DE ALMEIDA
RELATORIO SOBRE O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE CIMENTO
Trabalho apresentado a Faculdade de Guanambi de cunho avaliativo da I unidade da disciplina de Introdução à Engenharia, sob orientação da professora Rozelece Castro.
GUANAMBI – BAHIA
2013
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO CIMENTO
O presente relatório visa descrever sobre o processo de fabricação do cimento tendo por base a palestra do Sr. Paulo Sérgio Guimarães, Engenheiro Químico da empresa LAFARGE da Unidade Montes Claros – MG, ocorrida em 13 de agosto do corrente ano no auditório da Faculdade Guanambi para o Curso de Engenharia Civil 2013.2.
De acordo com Paulo Sérgio, o cimento é um material que, em contato com a água, é hidratado e produz um processo de cristalização. O cimento possui as seguintes características: resistência, sendo a principal delas, a impermeabilidade, a dureza e a estabilidade.
Antes da produção do cimento propriamente dita, foi destacado a criação e evolução história do Cimento. O chamado “marco inicial” da criação se deu através do inglês John Smeaton em 1786, que criou uma mistura resistente através da calcinação (processo químico usado para transformar o Calcário - CaCO3) de calcários argilosos e moles.
Em 1812, o francês Louis Vicat conseguiu outro avanço na história do cimento. Ele conseguiu, com a mistura de componentes argilosos e calcários, resultados semelhantes ao de John Smeaton. Contudo, outro inglês, Joseph Aspin em 1824, queimou juntamente pedras calcárias e argila, transformando-as em um pó fino, que ao secar, se formava uma pedra muito dura igualmente as usadas nas construções. Isso foi patenteado por possuir as mesmas características de durabilidade e solidez às rochas da ilha inglesa de Portland,