trabalho sobre finura de cimento
Neste relatório serão apresentados os procedimentos, materiais utilizados e conclusões em relação ao processo de determinação da finura do cimento por meio de peneira de 75 mm, sendo que foi utilizada uma amostra de cimento CPII F 32.
O experimento em laboratório parte do pressuposto que um cimento mais fino possui maior número de grãos por unidade de massa, com isso, para uma mesma dosagem de cimento por unidade de volume de concreto, haverá maior número de partículas reagindo com a água ao mesmo tempo, e tudo acontecerá com maior intensidade, e a forma mais sadia de se aumentar a resistência de um cimento é torná-lo mais fino.
Abstract
This report will present the procedures, materials used and conclusions regarding the process of determining the fineness of cement through a sieve of 75mm, and a sample was used cement CPII F 32.
The laboratory experiment assumes that a thinner cement has a higher number of grains per unit mass, therefore, for the same dosage of cement per unit volume of concrete, there is greater number of particles reacting with water while and everything will happen with greater intensity and more healthy to increase the strength of a cement is to make it thinner.
Lista de fotos
Foto 3.1 – Peneiramento manual......................................................................6
Lista de figuras
Figura 3.1 – Conjunto de peneiramento............................................................7
SUMÁRIO
1. Objetivo
Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 µm (n° 200), pelos procedimentos manuais e mecânicos. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 µm (fração retida).
2. Desenvolvimento Teórico
A finura do cimento é caracterizada pelo índice