Trabalho sobre Capitalismo Industrial
Alunos: Antonio,
Set/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar por intermédio de vários autores, o trabalho no sistema capitalista industrial, como também a ideologia que permeia este campo. Logo de inicio é possível averiguar que o capitalismo traz consigo uma serie de contradições relacionadas ao mundo do trabalho.
Num segundo momento aparece um outro conceito interligado ao capitalismo que é a ideologia, sendo este pressuposto básico pra buscar entender o capitalismo, partindo de sua origem. Pois para Marx a formação da consciência se da na vida concreta, sendo assim a existência que determina a consciência.
Portanto, o presente trabalho tem a pretensão em abordar a ideologia, buscando identificar a forma como ela se consolida no meio humano.
TRABALHO NO SISTEMA CAPITALISTA INDUSTRIAL E A IDEOLOGIA
Para, Navarro (2007), foram marcantes as transformações ocorridas no mundo do trabalho na virada do século XX para XXI e o crescimento em escala mundial do desemprego é, certamente, a face mais perversa deste quadro. Constamos que apesar de todo o desenvolvimento cientifico e tecnológico, de todas as importantes inovações operadas na base técnica dos processos produtivos, houve pouco alivio na labuta humana. Em realidade, tais mudanças no conjunto da economia e da sociedade resultantes da reestruturação produtiva, que ganhou maior visibilidade a partir dos anos 1990, acabaram por intensificar a exploração da força de trabalho e precarizar o emprego.
Segundo o mesmo autor, o capitalismo traz consigo uma serie de contradições muitas delas relacionadas ao mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que o trabalho é fonte de humanização é o fundador do ser social, sob a lógica do capital se torna degradado, alienado, estranhado. O trabalho perde a dimensão original e indispensável ao homem de produzir coisas úteis que visariam satisfazer as necessidades humanas para atender as