Trabalho sobre Budismo
Aspectos Históricos
A história do budismo desenvolve-se desde século IX e III A.C. até ao presente, começando com o nascimento do príncipe Sidarta Gotama, o Buda (o Iluminado, cuja existência estendeu-se aproximadamente de 563 a 483 a.C.). Durante este período, a religião evoluiu à medida que encontrou diferentes países e culturas, bem como da Ásia Central, do Sudeste asiático e Extremo Oriente. No processo o budismo alcançou uma expansão territorial considerável ao ponto de influenciar de uma forma ou de outra quase todo o continente asiático. Tal período pode ser subdividido entre um período bramânico ortodoxo, um período bramânico desviante e o período das heterodoxias. Este último dá lugar à origem do jainismo e do budismo. De uma maneira geral, o budismo prega um caminho de libertação e salvação mais individualizado.
No decorrer de sua existência, a crença budista subdividiu-se em duas correntes: o Budismo Theravada, mais próximo da origem dos ensinamentos budistas - prega um único caminho para a redenção: esforço e disciplina e o Budismo Mahayana - O principal ensinamento é o do vazio ou da vacuidade que pode ser abordado por várias filosofias diferentes, outro ponto que é enfatizado é o ser da iluminação, em que visa atingir a iluminação para beneficiar todos os seres - O Budismo, de modo geral, é organizado sob um sistema monástico.
Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático. O Budismo tem aprox. 376 milhões de adeptos,No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).
Aspectos Doutrinais Ao contrário do pensamento comum, o budismo não é uma religião, pois não existe um deus criador, não existem dogmas e nem proselitismo, porém também não seria correto denominá-la apenas como uma filosofia, pois aborda muito mais