Trabalho Sobre Bens Livres 1
TRABALHO DE ECONOMIA
Belo Horizonte-MG, 23 de março de 2015.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
BENS LIVRES
Grupo:
Daniel da Costa Marcelo
Dulsio Pereira Filho
Iolanda Costa Faustino
Keyla Maria Souza Pinto
Leonardo Dias de Azevedo
Lorrayne Teixeira Souza
Matheus Henrique de Souza
Natália Ingrid dos Santos Dutra
Priscilla Aparecida Damasceno
DIREITO NOTURNO
1 – Determinar um conceito sobre o bem, com dois exemplos reais da economia nacional.
De acordo com PASSOS e NOGAMI, no livro Princípios da Economia, "os bens livres são aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano". Dizem ainda que a sua principal característica é de que esses bens não possuem preço. Desse modo BÖHM-BAWERK, no livro Teoria Positiva do Capital – Vol. I acrescenta que a quantidade ilimitada de bens livres, refere-se a uma situação em que a oferta desses bens supera as exigências das necessidades de um mercado específico.
Como exemplos desse bem são possíveis citar as águas dos grandes rios, quando livre na natureza; e a luz solar, destituída de qualquer relação com o mercado. Ambos os bens citados se caracterizam como bens livres devido a grande facilidade de serem encontrados na natureza sem a necessidade de um esforço do ser humano na sua produção, o que gera como consequência a destituição de preço. A influência de ambos na economia nacional provém da relação que o primeiro tem com a produção de energia hidrelétrica e da influência que o segundo apresenta na produção agrícola.
2 – Descrição gráfica (caso exista na teoria) do bem, e sua demonstração algébrica.
Os bens livres encontram-se no mercado em uma situação em que sua oferta é maior que a sua demanda. Por este motivo, Flávio Riani, no livro Economia: princípios básicos e introdução à microeconomia, conclui que estes bens não participam da economia.