trabalho sobre beja
Disciplina de Língua Portuguesa
A Cidade de Beja
Caracterização e Interesses Turísticos
João Pedro da Silva Pinto
Junho de 2013
Introdução e Localização Geográfica
Beja é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Beja, situada na região do Baixo Alentejo, e com 25024 habitantes na sua área urbana. Implanta-se num morro com 277m de altitude e domina a vasta planície envolvente. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1147,14 km² de área, 35730 habitantes (censos 2011) e 18 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cuba e Vidigueira, a leste por Serpa, a sul por Mértola e Castro Verde e a oeste por Aljustrel e Ferreira do Alentejo.
O natural ou habitante de Beja denomina-se bejense ou pacense.
O relevo do distrito de Beja caracteriza-se por ser pouco acidentado e estar integrado na extensa planície alentejana, interrompida por serras de fraca altitude, como a serra de Mendro (412 m). É irrigado por cursos de água em geral pequenos e que quase secam (ou secam mesmo) no verão, sendo o Guadiana, o Sado (nasce no distrito de Beja) e o Mira os principais rios que drenam o distrito.
No distrito de Beja situam-se ainda algumas barragens de grandes dimensões, nomeadamente a maior do país, a Barragem do Alqueva.
História de Beja
Crê-se que a cidade foi fundada cerca de 400 a.C. pelos Celtas. Durante o império Romano a cidade foi denominada Pax Julia e albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia (espaço de administração jurídica), criadas no tempo de Augusto. A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas. Os Alanos, Suevos e os Visigodos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano e do século VIII ao ano de 1162, esteve sobre a posse dos Árabes. Foram estes últimos que lhe deram o nome de Beja. Em 1162 os cristãos reconquistaram definitivamente a cidade, que recebeu o foral em 1524 e foi elevada a cidade em