Sistema Diagrid
Fonte: Council Of Tall Buildings and Urban Habitat
Diagrid, do inglês diagonal grid (traduzindo para o português grelha diagonal), é um sistema estrutural utilizado principalmente em grandes edifícios, que através de uma composição triangular de vigas/pilares metálicos utiliza menos material se comparado a uma estrutura convencional do mesmo material.
Aplicado em grandes edifícios ao redor do mundo, o diagrid é um sistema estrutural relativamente novo na área de design de edificações, conceitualmente o mesmo sistema já fora amplamente usado na indústria aeronáutica para o desenvolvimento da estrutura de aviões. Atualmente temos como principais exemplos de aplicações práticas: o 30 st Mary Axe em Londres, finalizado em 2003 e a Hearst Tower de 2006, localizada em Nova Iorque, ambos do arquiteto Sir Norman Foster; a CCTV Headquarters em Pequim, projeto do escritório OMA de Rem Koolhas; o Guangzhou International Center, na cidade homônima, de Wilkinson Eyre Architects, finalizado em 2010; e mais recentemente o Capital Gate em Abu Dhabi, do escritório RMJM, ainda em construção.
Em essência o sistema é uma grande treliça envelopando os pavimentos do prédio, tal treliça tem como objetivo otimizar a resistência estrutural à cargas laterais (ventos) e cargas estruturais (peso próprio + carga dos pavimentos). Segundo o engenheiro estrutural da Hearst Tower, Ahmad Rahimid, o sistema é uma evolução da estrutura convencional aonde “os elementos diagonais querem participar da transferência de carga vertical, e os elementos verticais querem participar do contraventamento (…)”.
Quanto ao comportamento do sistema, os carregamentos verticais são descarregados diretamente no solo através das colunas diagonais, do topo à base sem interrupções. Os horizontais são inseridos diretamente na estrutura e transferidos para o sistema de triangulação, sendo descarregados como os verticais. Entretanto, apenas a triangulação não